Semente de chia – Como consumir?

Você já sabe que as sementes de chia são pequenas sementes que costumavam ser um alimento básico em tempos astecas e maias. Eles estão agora ressurgindo por causa de seus inúmeros benefícios para a saúde.

 

 

As sementes de chia podem ser consideradas um superalimento. Eles têm:

  • 2x mais de proteína de qualquer outro grão
  • 3x mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry)
  • 5x mais cálcio que o leite
  • 2x mais potássio de uma banana
  • 3x mais ferro que o espinafre

As sementes de chia também carregadas com ômega 3 e traços de boro, um mineral essencial que ajuda na transferência de cálcio para os ossos.

 

 

E para quem quer usá-las, uma ótima notícia: elas são muito versáteis e fáceis de ser incluídas na sua dieta.

 

Como usar sementes de chia na sua alimentação

 

Conhecer todo o poder nutricional que as sementes de chia fornecem é importante, mas muitas pessoas estão mais preocupadas com a forma de incorporá-las em sua dieta no dia a dia. E isso é muito mais simples do que a maioria das pessoas imaginam.

As sementes de chia têm um sabor muito sutil, o que significa que você pode adicioná-las em praticamente qualquer coisa que você queira comer ou beber. Elas irão melhorar o perfil de nutrientes da sua dieta, sem alterar o sabor.

 

Beba suas sementes

Você pode adicionar sementes da chia em um copo ou garrafa de água e bebê-las. Você pode adicioná-las a qualquer bebida de sua escolha: café, chá, suco de laranja…

 

 

Quando você mistura as sementes com um líquido, é melhor mexer bem e deixar a mistura assentar apenas por 1 ou 2 minutos. Deixar mais do que isso e a mistura vai começar a virar gel.

 

Tomar sementes de chia no meu café?

Sim! Para quem gosta de café, essa é uma dica interessante. Você pode colocar chia no seu café e deixar a semente por um tempo. Ao fazer isso, você vai conseguir um gel de chia sabor café, que se pode comer com colher.

 

O gel mantém o gosto do café que você utilizou e você pode guardar em um recipiente na geladeira para comer a hora em que quiser.

 

Polvilhe as sementes de chia

Se você vai comer uma salada, você pode polvilhar as sementes por cima. Eles podem ser adicionados ao iogurte também.

 

 

Você pode polvilhar chia sobre peixes, carnes, legumes, sopas… basicamente sobre qualquer coisa que você quiser. Se tem algo que você come ou bebe, então dá para colocar sementes de chia nele.

 

Faça gel com as sementes de chia

Uma das maneiras mais comuns de comer semente de chia é transformá-las em gel. A chia absorve grandes quantidades de líquido muito rapidamente. Geralmente em 10 minutos elas já atingiram a absorção máxima e ficam com a consistência de um gel.

 

semente de chia em gel

Semente da Chia – Como usar?

 

Você pode fazer um bom gel de chia misturando cerca 1/3 xícara de sementes para 2 copos de água. Mexa bem para que não haja aglomerações e guarde o gel em um pote com tampa. Você pode guardar o gel na geladeira e comer com uma colher quando quiser.

 

Mais ideias de como usar chia

Precisa de mais ideias e dicas para usar chia no seu dia a dia? Sem problemas! Nós temos uma página com 47 dicas para incluir a semente de chia na sua alimentação. São dicas simples, fáceis e rápidas.

Consumir sementes da chia é com certeza um ótimo complemento para sua alimentação diária. Com algumas colheres de chia por dia adicionadas aos alimentos, você irá perceber bem rápido os benefícios que essas sementes irão trazer para sua para sua saúde.